As redes sociais contábeis certamente precisam de um bom investimento, afinal, anteriormente a contabilidade era mais tradicional, usava os meios de “boca a boca”, porém, atualmente o uso dessa estratégia é fundamental.
Com o avanço da tecnologia e a digitalização, diversas pessoas procuram por produtos e serviços, principalmente em um lugar: na internet. Dessa forma, contadores que anteriormente não se preocupavam em ganhar espaço no mundo digital, neste momento estão perdendo dinheiro.
A competitividade no mercado é enorme, dessa forma, é indispensável estarmos sempre dois passos à frente da concorrência.
Entenda que não é necessário apenas estar online, porém, é interessante investir em práticas que deixem a contabilidade visível.
É por esse motivo que existe a necessidade de usar o marketing digital com algumas estratégias que realmente envolvam as redes sociais para a contabilidade.
Para te ajudar a entender como ser impactante nas redes sociais, preparamos este guia para te ajudar, continue lendo e saiba como as estratégias te ajudarão!
Qual é a importância do marketing digital para as redes sociais contábeis?
As redes sociais contábeis são importantes, e claramente elas precisam ser impactantes, caso contrário, fica bem difícil trazer e chamar a atenção dos clientes.
Na contabilidade certamente boa parte dos serviços já funciona de forma inteiramente digital, quer seja através de atendimentos via chats, WhatsApp, entre outros.
A contabilidade já saiu da era em que tudo era “apenas papelada”, e tal mudança ainda se deu na forma de divulgação do escritório.
As redes sociais merecem destaque para o setor de contabilidade, justamente porque é preciso estar onde os clientes estão.
E claramente são por esses e diversos outros motivos que fazem com que o marketing contábil se torne tão importante: a conexão da contabilidade com seus clientes em potencial.
Certamente não adianta ter uma equipe preparada se os seus clientes não encontram sua contabilidade, não é mesmo?
Grande parte dos contadores acabam possuindo uma visão mais simples e tradicional sobre a contabilidade, sendo que é fundamental que o escritório invista em marketing digital contábil para conseguir resultados melhores.
Veja alguns casos impactantes nas redes sociais
Há diversos casos nas redes sociais que demonstram quão inteligentes as pessoas podem ser para chamar a atenção de outros.
Um dos casos, foi de um contador que resolveu pichar sua empresa, isso mesmo! Na verdade, o mesmo quis que os demais entendessem que a empresa cresceu devido ao seu foco no cliente, e a da urgência que o mesmo tem.
De acordo com o contador, o senso de urgência é cultural dentro da empresa, dessa forma, não tem importância se acabar mudando o design do interior da empresa.
Conforme o mesmo, preferia um valor pichado na parede do que um quadro lindo de uma pintura que de fato não ia fazer com que os demais contadores prestassem atenção na mensagem.
O nome do contador é Márcio Duarte, e o mesmo acabou expondo esse fato nas redes sociais, certamente chamou a atenção de muitos, fazendo inclusive com que os colaboradores focassem na leitura todos os dias.
O fato é que cada dia que passa fica mais difícil chamar a atenção das pessoas, dessa forma, uma agência filipina chamada Leo Burnett partiu da premissa “Faça o impossível possível”, e então criou um display com latas e garrafas do refrigerante no formato de uma pirâmide invertida.
É válido destacar que o resultado da realização de tal campanha foi que houve um aumento equivalente a 12% nas vendas dos supermercados selecionados.
Claramente o objetivo é o de surpreender os consumidores de uma forma totalmente diferenciada.
Veja porque sua empresa precisa estar nas redes sociais
As redes sociais contábeis não podem ser monótonas, muitas pessoas acreditam que essas redes tendem a ser cheias de palavras e termos técnicos, no entanto, a intenção é falar a língua dos possíveis clientes.
No momento em que aderem às redes sociais, grande parte das empresas acabam passando por mudanças capazes de impactar de forma direta os processos internos.
Na verdade, devido a necessidade de assertividade, velocidade, confiabilidade na venda e entrega de produtos e serviços, proteção de dados do cliente, rastreio, acaba tornando-se necessário o planejamento e a execução de todas as etapas com muita responsabilidade.
Claramente esse é um enorme desafio, principalmente para as empresas que querem crescer mais através da internet, e não apenas estar presentes nela.
Devemos destacar que é bem comum que as empresas acabam se voltando para as redes sociais com estratégias de vendas, claro que isso é indispensável, no entanto, não são capazes de estruturar os processos internos de forma adequada.
O que você deve pensar é justamente de que maneira a atuação de seu escritório nas mídias sociais irá alterar os processos de seu negócio.
Se isso fará com que ocorra uma alteração nas vendas, se realmente mudará a forma de emitir a nota fiscal, de que forma as informações serão repassadas, quem fará o serviço, final, entre outros.
A ideia é se questionar e principalmente: planejar! As redes são perfeitamente capazes de impactar por completo os processos empresariais.
Veja quais são os riscos e erros das empresas nas redes sociais
Devemos salientar que dentre os erros mais comuns, um dos principais é justamente a falta de constância, logo, não há regularidade nas publicações, produção e ainda no compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.
É importante considerarmos a atuação nas redes como uma espécie de rotina de exercícios físicos: sendo que deve haver constância e até mesmo regularidade para obter os melhores resultados possíveis.
Para isso, seu escritório precisa trabalhar e focar em fazer um planejamento estratégico de conteúdo.
Além de que é justamente por esse momento que as empresas costumam cometer erros: muitas não fazem planejamento algum, ou mesmo trabalham estrategicamente para a produção de conteúdo.
Claramente a constância e coerência da marca ou empresa podem ser afetadas!
Procure por conteúdos interessantes, adeque seus posts com a linguagem de seu público, delimite e pesquise bem sobre os potenciais clientes. Inclusive eu tenho um calendário com conteúdo estratégico feito para contadores. Para conhece, CLIQUE AQUI
Os resultados são cada vez melhores, principalmente quando focamos em trabalhar de acordo com o que nosso público alvo deseja!
Até logo e sucesso!