Vender pelas redes sociais em plena pandemia, é o desejo de muitos contadores, e isso independe se o seu escritório está começando ou se você já é um veterano no mercado contábil.
De acordo com uma pesquisa aplicada pelo próprio Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), 41% das empresas passaram a adotar as redes e de forma certeira detectaram melhoria no resultado final de vendas ou contratações de serviços.
Conforme a mesma pesquisa, os profissionais da área de marketing e de vendas estão adotando essas redes como ferramenta de apoio direto às ações de divulgação de serviços e muitos contadores entendendo isso, já começaram a dar os seus primeiros passos dentro do Marketing Contábil.
A boa notícia para você que ainda está pensando se deve investir nesse recurso tão poderoso, é que pouquíssimos profissionais da área contábil estão usufruindo dessas ferramentas que estão ai bem na palma da sua mão.
Atualmente, como todas as coisas praticamente tem que ser feitas online, então há o marketing contábil que ensina como as pessoas podem contratar o serviço desse profissional.
Vamos entender melhor como as redes sociais estão influenciando os contadores, que anteriormente conseguiam mais clientes por indicação, a serem impactados na forma direta no fechamento de negócios, e no aumento das vendas, confira!
E o que são as redes sociais?
As redes sociais, são canais essenciais para aumentar o alcance e alavancar as estratégias de marketing digital, e podem ser usadas por qualquer profissional contábil, independente do tamanho do seu negócio.
Juntamente com o blog, site, anúncios e e-mail marketing, as redes são excelentes canais de comunicação direta com todos os públicos, já que no mundo digital, elas acabam permitindo a interação e até mesmo o compartilhamento de conteúdo por parte das pessoas e empresas.
Essas redes sociais servem para aproximar as famosas personas, que são grupos de pessoas que realmente possuam interesses em comum, e tendem a fechar um contrato com você com mais facilidade.
Dessa forma, esse acaba sendo o objetivo dessas redes: compartilhamento e interação, tudo acontece por meio de troca de informações e interesses em comum.
Qual a importância das redes sociais para um negócio?
As redes sociais são as maiores aliadas de empresas que querem uma boa conexão com seus clientes ou possíveis clientes.
O fato é que elas estão completamente presentes na rotina das pessoas, e com o passar do tempo isso acabou se intensificando ainda mais com o crescimento do número de smartphones com acesso à internet.
Com isso os próprios usuários possuem um lugar bem especial para interagir com suas marcas favoritas, e isso acaba trazendo possibilidades indispensáveis como:
- Ajudar a compartilhar a visão da empresa: saiba que as redes sociais acabam sendo uma vitrine virtual de uma empresa ou de ofertas de serviços. É possível mostrar através delas no que seu negócio contábil acredita e quais são seus propósitos;
- Personalizar a comunicação: através das redes seu escritório poderá estabelecer uma boa comunicação personalizada com o público-alvo, visto que as mesmas permitem o contato com cada um e ainda te trazem boas informações sobre eles;
- Maior facilidade de segmentação do público-alvo: no momento em que for publicar será possível impulsionar a informação para a audiência desejada, a mesma deve ser relevante para o negócio e que possua afinidade com a solução apresentada;
- É possível vender por meio desses canais: sim, da mesma forma que é possível se relacionar com sua audiência, então as empresas também podem usar as redes a seu favor para vender. Porém, somente funcionará com todo o seu ptencial com o público segmentado!
- As informações estão em tempo real: veja que é por meio de tais redes que você conseguirá ter acesso a dados e estatísticas em tempo real, tudo sobre a performance de sua comunicação ou ainda sobre o que as pessoas falam sobre a marca. Isso permite ações de melhoria contínua nas estratégias de marketing!
Redes sociais: Compreenda porque usar para um negócio de contabilidade
Muitos escritórios contábeis por acreditarem que já adquiriram certa solidez, acham que podem simplesmente dispensar as estratégias de divulgação, não é bem assim!
Na realidade, muitos acreditam que qualquer ação de marketing só terá valor se tornar o negócio conhecido e atrair primeiramente os clientes.
Se todos pensassem assim, marcas gigantes dentro do mercado jamais investiriam em publicidade nas redes.
Na verdade, elas aparecem com certa frequência nas mídias acessadas com maior frequência. Podemos usar como bom exemplo a gigante Coca Cola, ela está em todo lugar, e mesmo assim, continua aparecendo sempre.
Muitos contadores acreditam que já possuem décadas no mercado e muita solidez, e por esse motivo querem entender porque investir tanto no marketing?
Além do mais, se já possuem um escritório estabelecido com uma boa quantidade de clientes fixos, porque usar redes sociais para um negócio de contabilidade?
Para essas duas questões, a resposta pode ser dividida em 03 partes: para fortalecimento de marca, para ajudar na relação com atuais clientes e até mesmo para posicionamento direto com possíveis novos clientes.
Além disso, será possível conhecer muito bem o público alvo, fazendo com que o mesmo se lembre que você presta esse tipo de serviço.
Entenda que as redes ajudam ao negócio a crescer, permitindo ainda que consiga ter em mãos a confiança do cliente e que as pessoas avaliem diretamente nas redes o atendimento prestado.
No post de hoje apresentamos a importância das redes sociais dentro da contabilidade, com o fim de se apresentar para os clientes e mostrar que está observando o comportamento dos mesmos., podendo usar as informações a seu favor para qualificar sua presença nesses canais.
Lembrando que com a pandemia, as redes não são mais uma tendência e sim uma realidade. Se tiver essa consciência seu escritório tem muito a ganhar, permitindo o crescimento e a fixação de seu negócio na mente dos possíveis clientes.
Gostou desse artigo? Então não deixe de comentar, deixar sua pergunta e compartilhar com outros colegas contadores!
Se quiser ficar por dentro das novidades no marketing contábil, entre para a nossa comunidade no telegram CLICANDO AQUI.