No meio de tanta concorrência no universo contábil, só existe uma saída para você que quer não só sobreviver, mas também se destacar entre os mais de 68 mil profissionais cadastrados nacionalmente.
Sabendo que grande parte dos seus concorrentes ainda não utilizam o marketing como deveriam, chegou o momento de investir pesado em um plano de marketing e entrar em um lindo céu azul de possibilidades.
Só cuidado para não se perder em meio a tantos caminhos. Por isso, é tão importante se planejar, pois, cada ação a ser tomada dependerá de várias informações que deverão estar muito bem definidas.
Leia esse artigo até o final e saiba como criar um plano de marketing para o seu escritório de contabilidade.
Planejamento de marketing – O que é?
Antes de mais nada entenda que esse planejamento é mais que um documento. É nele que você irá traçar toda sua estratégia de divulgação, assim como todas as ações necessárias para alcançar os objetivos que traçou para o seu escritório contábil.
Se o teu desejo é fechar mais contratos com novos clientes e aumentar sua participação no mercado, por exemplo, isso só será possível se traçar os detalhes do caminho necessário até lá.
Como falamos no início do artigo, você tem um mundo de possibilidades, mas qual será a melhor alternativa para alcançar o objetivo traçado?
Será que investir em mídias off-line é um bom caminho? Talvez você possa fazer impulsionamentos nas redes sociais ou investir em links patrocinados.
Tudo que for decidido, deverá estar nesse documento, por isso ele é tão importante.
Etapas de um planejamento de marketing
Se você chegou até aqui é porque realmente está muito interessado (a) em começar a montar seu plano de marketing, então sem mais delongas, comece respondendo a 04 perguntas simples:
– O que seu escritório contábil vai oferecer?
Lógico que você pode ofertar uma gama de oportunidades aos empreendedores, por isso, essa parte as vezes pode te atrapalhar para dar os primeiros saltos.
Um meio de delimitar o que será oferecido é ver as atividades que consomem mais do seu tempo e acabam não dando um retorno interessante. Já que vai investir em marketing para vender algo, que seja naquilo que realmente valha o investimento, não é mesmo?
– Quem você vai ajudar?
Essa parte é outro ponto que as vezes trava a maioria dos contadores, pois, é aqui que entra a grande questão polêmica de segmentar.
Digo polêmica, pois, toda vez que se fala sobre esse assunto, a primeira coisa que se passa na cabeça é que agora eu só vou pode vender para determinado tipo de cliente.
Como eu vou fazer se aparecer outros segmentos? Afinal, não posso me dar ao luxo de dizer não a um cliente, não é mesmo?
Jamais pediríamos que você fizesse isso, mas nosso objetivo é fazer você entender de uma vez por todas que segmentar é um princípio valioso para o plano de marketing do seu escritório contábil.
Quando você foca seus esforços em um alvo, fica muito mais fácil acertar o tipo de linguagem que precisa usar, assim como os lugares onde valerá o investimento para suas campanhas.
Defina seu público, comente sobre seus principais desafios, tire suas dúvidas, explique legislações específicas, etc…
Mostre que você entende a fundo sobre suas principais dificuldades e isso te dará a autoridade necessária para um futuro fechamento de negócio.
Nesse vídeo te damos algumas orientações sobre como definir seu cliente ideal:
– Como você irá fazer?
Definido o que você oferecerá no seu plano de marketing e para quem será, agora você precisará mapear todo o processo, desde a captação até o momento da venda e pós-venda.
Responder a essa pergunta com atenção te possibilitará fazer voos certos e proporcionará ao seu cliente ideal, uma mensagem clara sobre como o serviço será entregue, criando uma experiência agradável.
– Onde comunicar
Para que você faça sua comunicação nos lugares certos e obtenha resultados satisfatórios, é fundamental que não pule nenhuma das etapas apresentadas anteriormente, só assim você terá parâmetros para focar suas campanhas onde seu público realmente está.
Muitos contadores perguntam sobre qual o melhor lugar para se investir, então imagine uma situação onde você está procurando informações sobre algo em específico. Normalmente onde você procura? Nós arriscaríamos dizer que no Google, não é mesmo?
Quando você acha o que estava procurando, inevitavelmente você clica em cima da informação para poder saber mais a respeito do assunto, e é direcionado para o site da empresa que fala sobre o que você procura.
Então antes mesmo de investir em campanhas, nós indicamos que você invista em criar um site bem estruturado, pois, isso trará visibilidade ao seu escritório contábil na internet, funcionando como uma vitrine para o seu negócio.
Dentro do seu plano de marketing, inclua ações para aumentar o tráfego do seu site, utilizando recursos como anúncios pagos, redes sociais, e-mail marketing, etc…
Por mais que pareça muito simples investir em MKT DIGITAL, essa é uma área com muitas vertentes que exigem conhecimentos específicos, além de exigir um entendimento de como as ações se integram entre si.
Mesmo com todas essas informações que disponibilizamos aqui, o indicado é que você procure uma agência de marketing digital, pois isso te economizará tempo e dinheiro.