O sonho de todo o empreendedor no Brasil é dobrar as suas vendas. Aliás, não só no Brasil como no mundo inteiro, diga-se de passagem. Mas qual será o segredo que faz uma minoria alcançar esse resultado tão cobiçado?
Fica com a gente até o final desse artigo, porque vamos te mostrar como conhecer profundamente o seu setor de atuação, potencializa as chances de tomar a decisão certa para lucrar.
Se você ainda é daqueles que arriscam investir seu tempo e dinheiro sem antes conhecer de verdade o local que está pisando, quero te dar uma triste notícia! Você está perdendo dinheiro!
Estamos em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo e não conhecer o seu público, é um dos maiores erros que sua empresa pode cometer, e isso pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.
Já faz anos que percebemos as mudanças que estão ocorrendo no comportamento do consumidor e na sua jornada de compra. Não da mais para perder tempo “atirando para todos os lados”, sem ações assertivas e bem direcionadas.
É nesse ponto que você está perdendo dinheiro. Novos concorrentes vão surgindo cada vez mais e se sua empresa trabalha a partir de conhecimentos desatualizados, com certeza suas vendas sofreram um impacto negativo. Leia nosso artigo e compreenda a importância de um posicionamento bem definido.
Agora que você já entendeu o grande problema que têm, vamos as dicas que vão tirar a venda dos seus olhos e fazer você entender na prática, como conhecer melhor o seu setor de atuação pode dobrar as suas vendas. Confira!
Antes de mais nada, conheça seu público-alvo
Conhecer as principais necessidades e dores do seu público, te ajudará a explorar todo o potencial do seu produto, alinhado com as expectativas do cliente. Além disso, você terá informações que te ajudarão a escolher canais de comunicação assertivos e oferecer um atendimento personalizado.
Trabalhe com pesquisas e busque informações, lembrando que isso se aplica tanto a clientes atuais, como a captação dos novos.
Para os que já são seus clientes, trabalhe com uma pesquisa, por e-mail mesmo, buscando sentir o grau de satisfação e conhecer os interesses de quem já confia no seu trabalho.. Mas cuidado! Peça as informações de maneira voluntária e não igual a um robô. Lembre-se: Pessoas se relacionam com pessoas.
Para captação, estude sobre o comportamento do consumidor, ações de concorrentes e feedback de quem consome produtos parecidos com o seu. Em ambos os casos, sempre é bom contar com o apoio de uma consultoria especializada.
Tenha clareza de quem são seus principais concorrentes
Aproveite a internet e esteja um passo a frente das marcas adversárias, monitorando seu comportamento. Assim, você poderá investir em inovações, aplicar o que for bom ao seu negócio e detectar possíveis falhas para não cometer os mesmos erros.
Valor percebido x Valor real
Já parou para pensar porque algumas pessoas pagam mais caro por algum serviço ou produto?
Todos os dias recebemos uma enxurrada de ofertas, mas existe alguns critério que são importantes e decisivos na hora da decisão de compra, e um deles é o valor percebido.
Quando se fala sobre o quanto o cliente está disposto a pagar, logo vem à tona as palavras preço e valor. Lógico que precificar é uma etapa importante para o seu negócio, mas qual o valor que seu cliente enxerga no que oferece?
Conhecendo as dores do seu público, ficará muito mais fácil você mostrar o real valor daquilo que oferece. Lembre-se de não vender o remédio, e sim o que ele faz, qual problema resolve ou evita.
Aumentando os atributos dos serviços que você presta, você sai da guerra por preços e aumenta o seu valor percebido e garante o sucesso do seu negócio.
Esperamos que tenha ficado claro que ao conhecer profundamente o seu mercado de atuação, fica muito mais fácil explorar as oportunidades e dobras as suas vendas, aumentando a lucratividade do seu negócio.
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