Hashtags
Pode até parecer muito simples o uso de hashtags, mas acredite, até elas têm suas boas práticas de uso; Aprenda como aproveitar bem esse recurso para ajudar a aumentar o alcance da sua empresa nas redes sociais. Mas, afinal, o que são e para que servem?
O que são hashtags?
No dicionário Oxford da língua inglesa, ao qual o termo foi incorporado em 2014 — é “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.
Hashtags são termos associados a assuntos que se deseja indexar em redes sociais como Instagram, Facebook e o já mencionado Twitter. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema. Desse jeito, se os usuários das redes sociais, publicarem fotos com a hashtag #bola, por exemplo, todos podem encontrar conteúdos relacionados clicando sobre a palavra.
Como usar: boas e más práticas
Se usadas com critério, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo, por exemplo.
Separamos algumas dicas muito importantes para você:
Não use muitas palavras juntas
#quandovocêescrevedessamaneira, dificulta a leitura dos seus seguidores, e o leitor demora para entender o que foi escrito.
Mantenha hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #AlimentesuaMente.
Não coloque uma hashtag para cada palavra da frase
#colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos, mas prejudica a leitura. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições, que não dizem nada sobre sua publicação.
Separe as hashtags do seu texto, colocando-as ao final, depois de ter expressado sua ideia principal, mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.
Use hashtags relacionadas ao post
Não exagere! Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários. Além disso, usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteúdo e também pode afastar os seguidores e irritar os usuários.
Não esqueça da ortografia
Hashtags são um recurso que deve ser informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Mais do que colocar em xeque a sua credibilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.
Como utilizar hashtags na sua estratégia de Marketing Digital
Agora que você já tem uma ideia do que fazer e do que não fazer ao usar hashtags, como promover seu produto ou serviço utilizando o recurso?
Usar este recurso torna seus posts visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses (Indo além dos seus seguidores), sendo assim, escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.
Em primeiro lugar, sua empresa deve estar presente nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. As mais amigáveis são Twitter, Instagram e Facebook, conforme já falamos. Feito isso, algumas dicas que podem ser úteis:
Crie hashtags para sua empresa ou evento
Usar uma hashtag específica para alguma ação de marketing da sua empresa, como promoções ou sorteios, ou para um evento pode ser uma boa maneira de engajar os seus seguidores.
Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social
Falamos que as hashtags servem para diversas redes sociais. Mas não é por isso que você deve replicar no Instagram ou no Twitter os termos que usa no Facebook, por exemplo. Então, pesquise quais as pessoas usam em cada rede social, para ter uma ideia melhor do que postar.
No Twitter, por exemplo, a ideia é manter as hashtags tão curtas quanto possível, pois o limite de caracteres por publicação é de 140. Já no Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, o que abre espaço para explorar mais temas.
Procure hashtags com alto volume de publicações
Ok, você já sabe que não vale utilizar uma hashtag popular, só para aparecer em uma página que é muito acessada, mas, dentre os temas que você pode explorar, por que não procurar os termos mais comuns?
Se utilizadas com moderação, hashtags são boas aliadas da sua estratégia de Marketing Digital, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar sua empresa.