Conquiste mais clientes com marketing contábil

Você conhece o marketing contábil? Se você chegou aqui, é porque deve estar querendo saber como fazer o seu escritório contábil alcançar mais clientes.

Dominar a área da contabilidade e trabalhar com as melhores ferramentas disponíveis no mercado já não é mais um diferencial, é algo indispensável.

Para conseguir crescer dentro do seu escritório é preciso ser visto, estar mais próximo do cliente. De nada adianta realizar um bom trabalho se você não conseguir mostrar aos outros, o que vem desempenhando.

O marketing contábil é uma novidade no Brasil, mesmo que o marketing já seja trabalhado há muitos anos em diversos outros meios. Sua aplicação dentro de um escritório contábil é recente e poucos empresários tem buscado utilizar esta área para os seus negócios.

Muitos profissionais possuem dificuldades em conseguir divulgar a sua marca e assim captar novos clientes, permanecer com os antigos e continuar crescendo.

O marketing contábil pode ser uma excelente maneira de enfrentar essas dificuldades e conseguir bons resultados para o seu escritório. Aproveite e leia nosso artigo onde falamos sobre COMO AUMENTAR O VALOR PERCEBIDO DO SEU SERVIÇO CONTÁBIL.

 

1 – Marketing contábil: descubra os principais obstáculos

Antes de aprender como utilizar o marketing contábil, é preciso conhecer quais são as dificuldades da maioria dos empresários contábeis. O que os impede de conseguir fortalecer as suas marcas e ampliar o número de clientes?

marketing contábil

 

Falta de indicações

Parte muito importante de promover o seu negócio é a partir de indicações. Quem indica alguma coisa, passa parte da sua confiança, o que faz com que a venda já dê alguns passos à frente.

O maior problema das indicações é que elas não conseguem prever o crescimento das vendas. Por isso, não dá para sustentar o crescimento do escritório apenas nisso, sendo necessário investir em um plano de marketing contábil eficiente.

Partindo desse pressuposto, quem conseguir explorar a base de clientes a fim de que eles indiquem os seus serviços, consegue ter uma boa vantagem em relação aos concorrentes.

 

Falta de investimento no marketing web

Hoje em dia, a internet tem uma importância muito grande no número de vendas. Existe uma latente muito grande de serviços de contabilidade e quem não investe nessa área, tem maiores chances de estagnar no mercado.

Por essa razão é crucial manter-se atualizado e presente no mundo virtual. O planejamento de marketing oferece as melhores estratégias para isso.

marketing contábil

Desconhecer a jornada do cliente

Quando um possível cliente liga e pergunta qual o preço do seu serviço, não dá para sair divulgando o preço, pois ele vai continuar ligando para outros escritórios, até encontrar aquele com o menor valor.

Mas o que fazer, então? É preciso instigar o cliente para que ele fique curioso em relação aos benefícios que a sua empresa pode oferecer.

Entender a jornada do cliente é o primeiro passo, para ver quais são as reais necessidades dele. Verificar se ele ainda está avaliando opções ou se ele já está pronto para fechar um negócio. Se o cliente em potencial ainda não sabe o que quer, de nada vai adiantar tentar dar o próximo passo com ele.

Pensando nisso, conseguir passar as informações necessárias para o cliente a fim de que ele consiga tomar uma decisão é necessário. Possivelmente isto já é feito durante as reuniões, mas é necessário avançar neste processo.

Uma dica é enviar e-mails com as informações mais importantes, bem como escrever artigos para promover o conteúdo do seu escritório contábil.

E quando chegar a hora de fechar o contrato tem que ser no momento certo. A empresa tem que ter a iniciativa de entrar em contato com o cliente sem esperar que ele faça isso primeiro.

Utilizar de técnicas de venda e de marketing contábil é fundamental nesse momento. O problema é que a maioria dos contadores não possui a cultura comercial.

 

Falta de cultura comercial

Os contadores sofrem da falta de cultura comercial, pois não conhecem e não sabem que poucos clientes interessados vão de fato fechar o negócio. Os escritórios contábeis recebem muitas indicações, por isso, uma oportunidade rapidamente vira um contrato.

O problema é que na internet os negócios não funcionam desse jeito. Nela é preciso lutar pela venda e isso só acontece com bastante dedicação. O contador precisa saber ser um vendedor, abordando e identificando qual a necessidade do cliente.

A partir disto, pode mostrar que sabe resolver este problema, negociando e acompanhando o cliente até fechar negócio.

 

2 –Marketing contábil: elabore um planejamento

Para superar todos as dificuldades na captação de clientes, é crucial que o contador elabore um planejamento de marketing contábil. Através dessa prática é possível aumentar a carteira de clientes de uma maneira mais eficiente e rápida.

Confira abaixo, quais as etapas necessárias para elaborar o planejamento para o seu negócio:

 

Elabore o planejamento estratégico

Não dá para investir em marketing contábil sem antes realizar um planejamento estratégico. Ou seja, é importante que o empresário consiga definir quais os objetivos do seu negócio e o que pode ser feito para conseguir alcançá-los. Isto garante que o investimento feito em marketing vai trazer o retorno esperado.

Planejar é a chave para manter o foco no que precisa ser feito, bem como contratar e treinar os seus colaboradores e encontrar os melhores serviços de marketing.

Após compreender a importância do planejamento para o seu negócio, torna-se necessário traçar as ações necessárias para melhorar a realidade do seu escritório.

As primeiras medidas a serem realizadas, estão relacionadas com a definição da identidade organizacional do negócio e a análise do seu posicionamento no mercado.

Nesse momento, podem ser usadas estratégias como a definição das seguintes atividades:

 

  • Missão: os motivos pelo qual o seu negócio existe e quais os problemas dos clientes ele consegue resolver.
  • Visão: que direção o seu negócio vai tomar e que objetivos pode atingir.
  • Valores: o que causa a união entre as pessoas que fazem parte do negócio.
  • SWOT: pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

 

Portanto, compreender a sua missão vai te dar respostas sobre como trazer um diferencial para o seu negócio. Refletir sobre a visão te faz traçar objetivos e metas, fornecendo um guia para as suas futuras decisões.

Os valores contribuem para que os colaboradores que estejam alinhados com suas crenças façam parte da equipe, o que aumenta o engajamento e diminui a rotatividade.

A partir de uma visão do seu planejamento estratégico é possível compreender até onde o seu negócio pode chegar. Depois disso, é chegada a hora de definir o seu plano de marketing contábil.

Se dedicar nesta é algo crucial para manter o seu escritório bem posicionado no mercado. Por isso, tenha detalhes claros sobre o posicionamento do seu escritório, busque descobrir questões como:

 

  • Quem é o seu cliente ideal
  • O que você vai falar para ele
  • Como você vai chegar aos seus clientes
  • Como você vai gerar leads de venda
  • Como você vai transformar estes leads em vendas.

 

Invista na identidade visual

O marketing contábil está muito relacionado com o visual, pois hoje em dia, a imagem é o que fica. Um escritório de contabilidade que possui um logo bem desenhado, um texto bem diagramado, fotografias profissionais e um site agradável de navegar conseguem mudar a decisão de um cliente.

Trabalhar com a identidade visual do seu negócio é criar um bom logo, escolher uma boa fonte para os textos, melhores cores e estilo de imagens. Estes detalhes são capazes de influenciar a decisão final do seu cliente.

Não deixe apenas o seu escritório bem arrumado, invista no seu site também. A identidade visual não fica só para o marketing digital, mas se adapta ao espaço físico também. Deve passar pela fachada, salas de reuniões, recepção.

 

Crie um site empresarial

Compreendendo aonde você quer chegar, quem quer atingir e como quer ser reconhecido, chega o momento de fazer isto acontecer. O site é o canal dentro da internet em que você tem o poder sobre tudo.

Não associe esse poder todo, a algo grande, caro e complexo. A maioria dos escritórios contábeis consegue ter um site com uma página apenas, mas bem feita.

O seu site precisa criar um vínculo com quem visita e abordar o problema que ele precisa resolver. A partir disto, mostrar que o seu escritório é capaz de resolver este problema.

site marketing contábil

Dentro do site é importante ter um meio de contato, podendo ser através de formulário no site ou por telefone. Com isto, integrar outras táticas de marketing contábil, como e-mail marketing, CRM, automações, entre outros.

Pensando nisso, saiba que o seu site precisa ter um conteúdo que mostre o que você faz, de um jeito diferente. Colocar a sua missão, visão e valores não é necessário, pois isto é relevante para o seu cliente.

É preciso pensar qual vai a velocidade de carregamento do seu site, como vai funcionar no celular, otimizar palavras-chaves, entre outros. Trabalhar com conceitos de SEO é fundamental para o marketing contábil.

Para conseguir analisar se o seu site está dando certo é preciso primeiramente compreender o Google Analytics. Saber como configurar de maneira avançada é a maneira com que o seu escritório vai conseguir utilizar as informações colhidas dos visitantes para conseguir trabalhar melhor com a propaganda do seu negócio.

Bem, esperamos que tenha gostado desse artigo que fizemos com todo o carinho para te ajudar a decolar no seu marketing contábil, mas lembramos sempre que é de extrema importância que sua empresa seja acompanhada por uma agência ou profissional do Marketing, desse jeito suas estratégias serão elaboradas da melhor forma e com menor custo.