Como atrair clientes para o seu salão de beleza?
Não importa se você está começando, abrindo ou simplesmente tocando o seu salão. É necessário estudar tudo que você precisa saber sobre marketing do seu salão de beleza para divulgar e atrair clientes nesse mercado que é tão competitivo.
Existem profissionais com diferentes níveis de experiência, ou maior conhecimento em procedimentos específicos, então vamos mostrar como se posicionar com foco no seu público-alvo. Assim, o seu perfil, a qualidade do trabalho e atendimento e principalmente seu marketing, serão decisivos na contratação do serviço no seu salão de beleza.
Planeje antes de aplicar sua estratégia de marketing no seu salão de beleza
Antes de aplicar qualquer estratégia é super importante que você tenha algumas informações básicas para iniciar um projeto de marketing: O perfil do seu público e seu comportamento, estilo do salão, posicionamento nas redes sociais, procedimentos que são oferecidos, o preço cobrado pelos serviços e muitas outras coisas
Pode parecer muito difícil, lendo isso tudo, mas vamos compartilhar algumas ideias de marketing que você pode começar a colocar em prática agora no seu salão de beleza, atraindo mais clientes e caminhando rumo ao sucesso. Mas antes de começar a falar sobre isso, preciso que você se concentre em alguns pontos que vão te ajudar a decidir quais ideias podem ter melhor resultado para atingir seu público-alvo com maior facilidade.
Quem é o seu cliente?
Pode parecer uma pergunta muito óbvia, mas tente descrever características como idade, classe social, ocupação e preferências de consumo. Se tiver dúvidas nesse momento, leia um post especial que onde te ensinamos COMO CRIAR UM PERSONA PARA SEU NEGÓCIO.
Você sabe do que seu cliente gosta?
Nesse ponto é necessário que você se aprofunde mais na questão comportamental dos clientes e através de muita observação e do seu relacionamento com o público, será possível listar todas informações que precisa, como lugares que frequentam, tipos de mídias que consomem, quais horários costumam cuidar da beleza ou fazer compras, comportamentos nas redes sociais, etc.
Por que os clientes procuram seus serviços e por que eles voltam?
Pense nos motivos que fazem seus clientes procurarem especificamente seus serviços, ao invés de irem no concorrente. Liste porque seus clientes de anos ainda voltam, como é reconhecido e quais elogios recebe. Isso ajudará na hora de montar uma estratégia, já que você sabe quais pontos valorizar na divulgação do seu salão de beleza.
Agora que você anotou tudo e criou uma planilha controlar todas essas informações (Se não fez, ai fica uma dica hehehehe), vamos as dicas, porque eu sei que você quer muito saber:
Tenha um cenário para selfies e crie uma hashtag só sua
Invista em uma decoração moderna e bonita e com um espelho para que seus clientes encontrem o ângulo perfeito para mostrar o visual. Esse espaço no seu salão de beleza vai servir para você postar alguns procedimentos nas suas redes sociais e será um local onde os clientes podem tirar selfies.
Uma dica top é criar uma hashtag que identifique sua marca e diferencie os procedimentos feitos no seu salão de beleza.
Invista em produtos exclusivos para o seu salão de beleza
Lembre de uma coisa: TODO MUNDO QUER O QUE É EXCLUSIVO! Oferecer produtos ou procedimentos que não são encontrados com tanta facilidade peço seu público, vai garantir que os clientes sempre voltem. Dessa forma você cria um diferencial ao mesmo tempo que atrai mais clientes para o seu salão de beleza.
Não tem jeito, você precisa das redes sociais…
Esse é um recurso em sua grande maioria gratuito que não pode deixar de ser usado, então é importante que você saiba como criar estratégias que funcionam para suas redes sociais. Crie seu perfil comercial nas redes que seu público mais usa e tenha o hábito de alimentar esses canais com conteúdos realmente relevantes. Ah, não economize na criatividade e em usar uma linguagem próxima do seu público para engajar mais clientes e atrair mais atenção para sua marca.
Ofereça agendamento online e eduque seu público a ter esse hábito
Nos dias de hoje, o celular virou um grande aliado e oferece cada vez mais possibilidades de agilizar a vida diretamente pelo smartphone, então oferecer um agendamento online será um passo inovador, além de facilitar o acesso dos clientes ao seu salão. Saiba mais sobre esse assunto lendo uma matéria que fizemos especialmente sobre esse assunto.
Já pensou em investir em um blog? Você pode estar perdendo uma ótima oportunidade
Se tornar uma referência na sua área de atuação vai te ajudar e muito na hora de divulgar o seu salão de beleza e uma das formas mais acessíveis de trabalhar essa autoridade é criar um blog.
Através dessa ferramenta você pode trabalhar conteúdos interessantes para o seu público, como dicas de beleza, informações de cuidados com pela, cabelo, barba, tendências de moda e estilo. O blog facilita o acesso do público a sua marca, além de ajudar no posicionamento da sua página entre os melhores resultados nos sites de busca.
Crie cursos
Você com certeza já observou grandes páginas de grandes salões e se perguntou como eles fazem para atrair tantos seguidores, não é mesmo?
Não é novidade que o modelo de negócios está mudando cada vez mais. Promover cursos melhora consideravelmente sua receita, além de ajudar no reconhecimento da sua imagem como uma autoridade no seu segmento. É claro que isso requer algumas habilidades técnicas, mas o principal é que o conteúdo ensinado seja útil e tenha valor para outras pessoas. Você deve ter uma base sólida na área de conteúdo que vai ensinar, compartilhar suas ideias e desenvolver o sistema de suporte certo.
Invista em SEO
Se você não sabe muita coisa sobre o assunto, recomendamos que você leia mais para entender melhor a importância desse tópico, pois é uma prática essencial do marketing, já que alinha a forma como as informações são mostradas com os algoritmos dos sites de busca.
Dependendo de como você constrói seu site ou os conteúdos do seu blog, é possível fazer com que sua marca apareça antes da concorrência quando os clientes buscarem por palavras-chave do segmento.
Aproveite agora e coloque essas ideias em prática, mas não deixe de estabelecer indicadores de desempenho, assim você conseguirá otimizar a gestão através do acompanhamento de resultados, identificação de falhas e implantando melhorias.
Não deixe de falar o que achou desse nosso conteúdo aqui nos comentários e qualquer dúvida é só fazer contato com nossa agência.