Escritório contábil diferente? O que significa isso afinal de contas?
Durante muitos anos temos falado sobre ser diferente, sobre encantamento de clientes e outros assuntos direcionados para ajudar os escritórios contábeis a se tornarem diferentes no meio de uma concorrência tão grande. Mas como fazer para ser diferente?
Se essa é uma dúvida que não sai da sua cabeça, com certeza esse artigo é para você!
Continue lendo e veja a importância de ser diferente, e como aplicar táticas simples para que o seu escritório seja visto de maneira especial.
Por que ser diferente?
Caso você ainda não tenha entendido a importância de ser diferente e seja do tipo que pensa: Ah, eu faço tudo a moda antiga a anos, e da certo. Eu consigo sobreviver, pagar as contas, manter os salários dos funcionários em dia.
Beleza, pode até ser que você consiga “sobreviver”, mas e se eu te dissesse que mais do que isso, você pode ser um referencial no segmento contábil? Que você pode ter resultados ainda maiores do que os que tem se orgulhado atualmente?
Não existe outra maneira! Se quer ter resultados diferentes, você precisa ter atitudes diferentes. Afinal, porque as pessoas escolheriam você e não o seu concorrente? O que te torna tão especial a ponto de escolherem o seu escritório contábil?
Você tem um diferencial?
Certa vez eu estava com minha esposa fazendo as compras do mês e quando chegamos na parte do arroz, nós vimos que tinha vários tipos diferentes, só que ela pegou uma marca específica.
Eu perguntei para ela porque ela tinha escolhido aquele, já que nunca tínhamos comprado daquela marca. Ela me deu a mais simples resposta: Eu escolhi porque ele é diferente (ele tinha uma embalagem mais refinada).
Aquela resposta me fez pensar em como nossos clientes nos escolhem e como podemos influenciar esse processo de decisão de compra do consumidor.
Veja algumas estratégias que você pode usar para se diferenciar no mercado contábil:
1° Saiba com quem você quer falar
Ao ver esse primeiro ponto você pode pensar: Ah, mas eu não vou escolher. Eu preciso pagar as contas do meu escritório e para isso tenho que vender para todo o mundo.
Isso me faz lembrar de uma frase que minha mãe sempre falava quando eu era criança. Ela costumava dizer: Meu filho, faça uma coisa de cada vez. Não tente abraçar o mundo inteiro.
Confesso que essa frase nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. Concorde você ou não, o jeito se comunicar mudou e isso inclui a forma com que você trabalha a comunicação do marketing dentro do seu escritório contábil.
Imagine, por exemplo que um médico está procurando um contador. Como a maioria das pessoas faz, ele procura indicações ou vai no famoso Google. Nessa procura ele encontra um escritório especializado em contabilidade para médicos e outros que atendem a todos os segmentos.
Me responda sinceramente qual profissional você acha que ele irá escolher? Aquele que fala para “todo mundo” ou aquele que fala direto com o segmento médico?
Entenda que não é só segmentar por segmentar. Quanto tempo seu escritório contábil gasta hoje estudando vários segmentos para entender as particularidades de cada negócio? Quanta grana você gasta hoje no seu marketing, direcionando campanhas para cada público? Se é que existe essa separação, já que muitos contadores perdem dinheiro fazendo uma campanha genérica.
Gravei um vídeo onde falo sobre o MAR AZUL, então assista e você verá que faz todo o sentido isso que está lendo aqui:
2° Qual solução você tem que atende a esse público?
Agora que sabe com quem está falando, é hora de separar quais soluções que você oferece servem ou não para esse público. Nesse momento você pode descobrir novos produtos a serem oferecidos, então muita atenção!
Nessa grande disruptura que o universo contábil está passando, você já parou para pensar que existem soluções que seu cliente talvez esteja procurando e que não se tratam exatamente dos tradicionais serviços contábeis?
Seu escritório contábil precisa estudar o cliente e ideal e entender suas necessidades. Por exemplo, se seu foco em atender lojas de shopping, já parou para analisar que um dos problemas que eles enfrentam seja a falta de vendedores bem treinados?
Porque não oferecer um treinamento de estratégias de vendas? Além disso, você pode trabalhar sua autoridade através de ebooks com dicas de abordagem para vendas em lojas, escrever artigos, etc…
Quantas empresas contábeis vocês acham que oferecem isso como diferencial? Se você tiver alguém com experiência no departamento comercial, isso pode ter um custo praticamente zero para você, já que ele é contratado da sua empresa.
3° Faça seu cliente se sentir VIP
Nesse modelo eu vou contar uma experiência própria. Tem uma lanchonete onde eu vou, e sempre quando eu chego lá, o dono vai até minha mesa falar comigo, me chama pelo nome, fala com minha esposa e em seguida manda alguém para me atender.
Você acha que eu não estranho quando chego em algum lugar parecido e não recebo o mesmo tratamento? Na mesma hora eu penso: Se estivesse lá naquele lugar o tratamento seria diferente.
Sabe por que me sinto assim? Porque eu sou tratado de maneira especial. Me sinto especial!
Você pode aplicar a mesma estratégia em seu escritório contábil dando ao seu cliente a sensação de exclusividade e sabe quanto isso vai te custar? NADA!
Você pode simplesmente criar um grupo fechado com seus “clientes VIPs” no facebook, em um grupo no whatsapp ou Telegram, onde eles terão acesso direto a você para tirar dúvidas, ou até mesmo para receber em primeira mão, notícias importantes relacionadas ao segmento dele, ou conteúdos novos que sua empresa gera.
Outra dica muito boa é fazer o cadastro dos seus clientes. É, eu sei que parece muito óbvio isso que vou falar, mas conheço várias empresas que não fazem isso.
Com esse cadastro você pode se programar, por exemplo, para enviar um bom vinho com uma carta escrita a mão como presente de aniversário. Será que o investimento de alguns reais não vale a pena para encantar um cliente pelo resto da vida? Faça as contas e vai ver que compensa muito!
Tenho certeza que muita coisa ficou clara na sua mente agora, né? Espero de coração que faça bom uso desse artigo e coloque em prática tudo que foi falado. A única coisa que te peço é que volte aqui depois e conte sobre os resultados.
Lembre que você está enfrentando uma concorrência enorme com seu escritório contábil, então você precisa começar hoje a criar meios para se diferenciar. Não deixe para amanhã, pois isso pode resultar no fracasso do seu negócio que será engolido pela concorrência.
Qualquer dúvida é só nos chamar e iremos ver a melhor forma de te ajudar! Basta clicar aqui e falar com um dos nossos consultores.