Quer lançar seu curso online, mas não faz ideia de como começar? Confira nosso post e saiba tudo que é preciso.
Se você chegou até esse post, com certeza já tem em mente a ideia de trabalhar na internet com cursos online e ser um empreendedor digital.
Independente se tem noção dessa modalidade de ensino, ou não, saiba que se você sabe muito sobre um tema que outras pessoas tem interesse em aprender, trabalhar o lançamento do seu curso online, é sim, uma boa ideia!
Se você ainda não tem um tema bem definido, é hora de parar e colocar na ponta do lápis as ideias interessantes para atender uma necessidade do seu público.
Pode ser que você já tenha o seu curso online 100% pronto ou ainda não. Mas é importante você ter em mente que as etapas do pré-lançamento podem (e devem) ser executadas antes mesmo do seu curso online estar pronto.
O primeiro ponto é que você deve construir sua autoridade na internet. Ter autoridade e ser considerado como uma referência é primordial se você quer lançar seu curso online.
Para isso, tenha suas redes sociais, um blog, um canal no youtube ou qualquer outro tipo de meio de comunicação para que as pessoas comecem a descobrir você.
As pessoas só vão enxergar autoridade em você, quando oferecer algo de valor e que possa mudar alguma coisa na vida ou na rotina dessas pessoas.
Como validar minha ideia?
Pode ser que as pessoas não se interessem pelo seu produto? Sim!
Por isso, o pré-lançamento é tão importante. Ele ajuda a validar a ideia do seu negócio e a perceber qual o melhor caminho, diminuindo assim as possibilidade da sua ideia dar errado.
Veja as etapas de um pré-lançamento para não dar um tiro no pé:
Passo 1. Criar seu site
Com um mundo cada vez mais digital, acredite que as pessoas usarão a internet para procurar seu produto ou serviço, por isso, o fato é que você precisa ter um site. Ponto!
Passo 2. Criar a lista de contatos
Criar uma lista de contatos é fundamental para quem quer lançar seu curso online, ainda mais que será para essas pessoas que você irá produzir conteúdos, afim, de manter contato e direcioná-las para o seu produto.
Não será fácil, mas não tente pegar qualquer tipo de atalho, comprando uma lista, por exemplo. Fazendo isso, você só vai prejudicar o seu negócio e sua reputação. Não seja atraído por essa cilada!
Investir em cursos online é uma boa ideia?
Você anda vendo muitas pessoas lançando cursos digitais, e também quer lançar seu curso online, para ganhar dinheiro com isso? Pois é, todos que fazem esse lançamento querem vender cada vez mais, mas isso só é possível se você usar as estratégias certas.
Processo do seu lançamento
O processo para criação da estratégia certa de quem quer lançar seu curso online fica muito mais fácil quando você conta com o auxílio de uma consultoria experiente que vai entender até onde você gostaria de chegar com seu lançamento digital.
Como você vai precisar focar 100% na produção de conteúdo para trabalhar a construção da sua autoridade na internet, se concentre em criar uma audiência, seja para 1 pessoa ou para 1.000.
Não sei se você sabe…
Para montar toda a estrutura do seu lançamento, qualquer ação te levará a escolher, assinar e configurar uma nova ferramenta, pois só assim você vai conseguir aplicar os conceitos de marketing digital.
O maior problema nem está exatamente em ter que escolher, mas sim em pra quê escolher uma ferramenta ou outra, ainda mais que a falta de conhecimento e experiência, te faz não saber para que a ferramenta serve e se ela de fato é necessária.
É hora de definir e entender quem é seu público
Para quem quer lançar seu curso online, é importante ao pensar na sua ideia, rascunhar o perfil da pessoa que deseja atender, no entanto você precisa conhecer a fundo o seu público para saber como será o resto da construção do curso.
Uma dica que damos é você simular as características desse persona, como comportamentos, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Vamos te passar uma sequencia de perguntas para te ajudar nessa construção:
- Qual a idade dele (a)?
- Qual o nicho?
- O que ela busca aprender?
- Quais são os medos e desejos? Onde ela procura conteúdo?
- Qual o conhecimento que esse persona tem sobre o assunto que o curso aborda?
- Como ele (a) se comunica e qual linguagem usa?
- Qual seu comportamento na internet e redes sociais?
- Como o seu curso pode ajudar essa pessoa?
Com essas perguntas você conseguirá ter um ponto de partida e direcionar a criação do curso para atingir necessidades específicas do público escolhido.
Quais assuntos serão abordados?
Se você quer lançar seu curso online deve definir com muita precisão essa questão, pois ela irá guiar toda a construção do curso e a definir precificação e modelo de venda.
Faça um plano pensando em perguntas como: Quais assuntos seu curso irá tratar? Até que ponto irá se aprofundar? Seu curso será básico ou será bem mais específico?
Respondendo essas perguntas, você terá uma ideia geral sobre a estrutura do curso e quais as necessidades que ele atende. Só lembre de ser bem claro quanto a explicação do curso e o que ele engloba, afim de evitar críticas negativas ao seu material.
Como deu para perceber, a decisão de lançar seu curso online, vai exigir de você total comprometimento e dedicação. Só assim você irá conseguir alcançar os resultados que tanto deseja.
Vale sempre lembrar que o caminho é longo, mas você pode evitar muitas dores de cabeça se contar com o auxílio de uma agência especializada em lançamento de infoproduto para te orientar em todo o processo.
Tire sua ideia do papel hoje mesmo e coloque seu curso no ar. Sabemos que nesse momento você pode estar se sentindo confuso por tanta informação, mas temos uma surpresa muito boa para você!
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Muito informação rica e relevante. Parabéns pelo artigo.