Você já parou para pensar qual é o valor percebido dos seus serviços contábeis?
Investir no entendimento do conceito de valor é compreender os seus próprios produtos e serviços, oferecendo o melhor para os clientes. O resultado disso é alcançar ainda mais receitas e lucros para o escritório contábil.
A partir de pesquisas realizadas, é possível entender que a relação de valor percebido dos clientes voltada aos serviços de produtos de um escritório contábil parte de algumas premissas.
Primeiro é preciso ter mais elementos de valor para que os clientes se fidelizem a empresa. Quem consegue se dar bem em mais elementos, consegue crescer mais a sua receita, tendo um lucro mais rápido do que a sua concorrência.
O que é o valor percebido?
O valor percebido é um conceito muito trabalhado dentro do marketing em que se analisa a percepção de um produto ou serviço a partir do ponto de vista do cliente, analisando os seus benefícios. Através desse conceito se analisa a qualidade, garantias, usabilidade, utilidade e o preço doseu produto ou serviço.
Independente do serviço oferecido, o cliente vai avaliar se ele vale a pena, medindo o seu preço. Partindo desse pressuposto, o cliente vai buscar em um escritório de contabilidade as funcionalidades básicas que este pode trazer, mas ele sempre quer algo ainda melhor.
Para se destacar é necessário oferecer este diferencial, mesmo que isto custe um pouquinho a mais. O cliente vai preferir pagar mais e ter a garantia de que mais benefícios serão oferecidos.
Qual o valor percebido de um escritório de contabilidade?
O valor percebido que os clientes buscam em um escritório de contabilidade pode variar. O mais básico é pensar que a empresa precisa simplificar reduzir esforços e evitar incômodos.
Por conta disso, que os clientes buscam terceirizar as atividades contábeis, reduzindo as suas próprias atividades administrativas e deixando esse esforço para quem sabe.
Um escritório de contabilidade precisa ser capaz de economizar o tempo do seu cliente, pois os empresários buscam se concentrar no seu próprio negócio. O contador é a pessoa ideal e que entende de cálculos de imposto, folha de pagamento e isso garante uma redução de riscos para o empresário.
Os custos também são reduzidos, pois o escritório contábil está preocupado em entregar um bom planejamento tributário para o seu cliente. Assim como o escritório vai acompanhar a legislação comercial e tributária, a fim de informar o seu cliente das alterações que podem impactar os seus serviços.
Estes são alguns dos elementos básicos e funcionais de um escritório contábil. Identificar e compreender se o seu está atendendo estes elementos é o primeiro passo.
A partir de uma entrega desses atributos básicos, com um trabalho bem entregue, é que é possível começar a trabalhar com o conceito de valor percebido.
Entregando um bom trabalho, é possível elevar os atributos dos seus serviços, trazendo maior valor para o empresário, bem como mais lucro e receita para o escritório.
Aumentando o valor percebido e a receita
Os elementos diferenciados que o escritório pode oferecer possuem muito mais valor do que os elementos básicos. Por isso, se o desejo é ter um negócio com maior valor percebido, aumentar a receita e sair desta competição de preços, é preciso aumentar os atributos dos serviços que o seu escritório presta.
Estar dentro de todos os atributos é algo complicado em termos de custo. A recomendação é pensar quais deles estão mais relacionados com o seu escritório contábil e quais podem ser feitos com os recursos disponíveis atualmente. Com tanta concorrência é preciso conquistar o cliente com ótimas estratégias para diminuir as dificuldades do processo.
O valor percebido vai estar baseado em alguns requisitos, como o posicionamento do seu escritório de contabilidade, ou seja, a relevância e o nome que ele tem dentro do mercado e quais as vantagens competitivas apresentadas. A qualidade da empresa também conta, pois os clientes se interessam pela organização e a precisão do trabalho feito.
Uma empresa que deseja aumentar o seu valor percebido precisa cuidar destes aspectos, preocupando-se com a qualidade dos serviços, assim como os custos, tempo de entrega e o valor que vai ser cobrado para os clientes.
Portanto, diversificar a prestação de serviços é o caminho para aumentar o valor percebido pelo cliente, garantindo um futuro para o seu escritório de contabilidade.
No mundo dos negócios se garante quem busca estar sempre oferecendo mais, expandindo os seus serviços em prol de aumentar a qualidade do trabalho entregue ao cliente.
Existem escritórios de contabilidade que já contam com serviços diferenciados, como por exemplo:
- Consultoria de gestão financeira e negócios
- Serviços jurídicos
- Recursos humanos
- Treinamentos empresariais
- Serviços de TI
- Programas de afiliados
- Cursos online
Estes são apenas alguns exemplos do que a sua empresa pode oferecer de novo e de diferente para o cliente. Aumentar o leque de serviços oferecidos pela sua empresa é a maneira de melhorar o valor percebido pelo cliente
Isso proporciona a chance para que o contador consiga assumir o lugar de um consultor de negócios, o que aumenta a longevidade do escritório contábil. Ou seja, hoje em dia não basta mais oferecer os serviços básicos, é preciso encontrar um diferencial.
É hora de investir o seu tempo em diferenciais que realmente saem do processo obrigatório de um escritório de contabilidade, fugir das obrigações acessórios, cálculo de tributos.
É fundamental para qualquer empresa oferecer este serviço, entregando um atendimento excelente para o seu cliente. Isto não é mais um diferencial.
Como se diferenciar para aumentar o valor percebido pelo cliente?
O diferencial vai ser aquilo que sai do que é comum, aquilo que vai além do básico de um produto ou de um serviço.
Quer alguns exemplos do que pode ser um diferencial para o seu escritório de contabilidade aumentando o seu valor percebido pelo cliente?
- Ofereça uma consultoria financeira;
- Busque ir atrás de ferramentas de gestão contábil mais práticas, seguras e rápidas para surpreender o seu cliente;
- Seja uma referência em produtividade;
- Segmente o seu escritório virando um especialista na sua área;
- Utilize informações atualizadas através de gráficos, insights que conseguem prever problemas futuros antes de eles acontecerem, entre muitos outros diferencias.
O setor de contabilidade não pode se acomodar, há muita competitividade para realizar os conceitos básicos. Isto resulta em um valor percebido pelo cliente muito baixo, sem perceber os quesitos de oferta de serviço, atendimento e personalização.
O papel do contador já mudou, hoje ele não é apenas a pessoa por trás de cálculos. Ele tem um papel muito mais ativo e participativo na vida do cliente, do pequeno empresário, se tornando um consultor de negócios.
O que acontece é que cada vez mais os escritórios contábeis adentram o mundo digital, utilizando a tecnologia como um fator para crescer de maneira estratégia, amadurecendo seus serviços. A tecnologia hoje em dia é um grande diferencial competitivo.
O escritório de contabilidade que consegue enxergar que precisa de um diferencial já está na frente dos seus concorrentes e consegue aumentar o valor percebido do cliente.
Automatizar os processos manuais e concentrar os seus serviços em dar um apoio gerencial ao cliente é um diferencial que demonstra que o seu interesse em entregar um serviço de qualidade.
Por isso, ao pensar em encontrar um diferencial competitivo, comece a pensar no tempo que o seu escritório utiliza para realizar um planejamento estratégico e buscar um diferencial em seus serviços, atendimento e processos.
Veja se o seu cliente percebe o valor e a importância do seu trabalho na gestão da empresa dele. Será que ele acha que os seus serviços são fundamentais para que ele consiga ter mais sucesso, de maneira mais fácil?
Confira se o serviço entregue pela sua empresa não passa de mera formalidade burocrática, processos manuais básicos ou se você consegue atuar como um consultor de negócios. Avalie a produtividade do seu escritório e meça seus resultados.
Entender o seu valor para o cliente não é apenas saber o valor que você deve cobrar do cliente, através de um cálculo de margem de lucro a partir dos seus números de custos fixos e variáveis. Avaliar a maneira como o seu serviço impacta o trabalho do seu cliente é o primeiro passo.
Quando o seu escritório de contabilidade entra na guerra de preços com os outros concorrentes, a única saída é achar o seu diferencial e não baixar o valor que cobra.
Encontrar o que faz dos seus serviços algo único é a maneira de evitar de reduzir os seus lucros. O seu diferencial é o que pode ditar de você cobrar mais caro que os seus concorrentes sem ser um desafio.
Focar no valor percebido do seu cliente é tão importante quanto entender o valor real do seu escritório. Pense nele como parte da sua estratégia de vendas, marketing e no preço dos seus serviços.
Aumentar o valor percebido do seu trabalho é a garantia de que você não vai precisar depender de reduzir custos e margem de lucro apenas para ter mais clientes. Na dúvida sobre como colocar esse possionamento em prática, é recomendável que você conte com a ajuda de um consultor de marketing estratégico, assim ele te mostrará como fazer e o mais importante, DO JEITO CERTO!