Primeiro grande impacto não foi Bolsonaro ter ganho, mas sim a grande derrota dos institutos de pesquisas e derrota das mídias tradicionais como TV, Jornais, em especial da nosso querida Rede globo.
Isso é um sinal da democracia da comunicação. Hoje a democratização deixou de ser um fantoche das grandes redes de comunicação e qualquer pessoa no seu perfil, na sua fanpage, no seu canal do youtube pode comunicar, pode levar e contestar informação.
Jair Bolsonaro hoje é o maior caser de marketing digital, conseguindo superar o Obama que nas primeiras eleições nos Estados Unidos ganhou e virou um case mundial. Escreveram um livro sobre isso, mostrando o quanto as redes sociais influenciaram na vitória do Obama. Um cara negro, com descendência mulçumana, ou seja, uma série de fatores que poderiam influenciar a derrota, mas ele conseguiu mobilizar as pessoas e vencer. Mas existe uma diferença entre Obama e Bolsonaro. Obama conseguiu arrecadar milhões de dólares para sua campanha, enquanto Jair Bolsonaro segundo dados oficiais gastou 1,2 milhões de reais para passar o primeiro turno e conseguir 49 milhões de votos. Cada voto do Bolsonaro custou menos de dois centavos. Pensa para você que tem o seu negócio. Não estamos falando de leads, mas sim de vendas. Vamos imaginar que cada voto seja uma venda, logo cada cliente do Bolsonaro custou dois centavos, então goste você ou não, independente se é esquerda ou de direita, Jair Bolsonaro é um case e nós temos que aprender com ele.
Planejamento
Tem uma frase que faz muito sentido e diz assim: Quem não tem tempo para planejar, vai precisar de tempo e dinheiro pra fazer tudo de novo.
Marketing não se faz a um, dois meses antes do lançamento. Você começa a fazer marketing um ano, dois anos de antecedência.
As grandes empresas começam a desenvolver um produto, fazendo pesquisas, gerando interesse por esse produto as vezes anos antes de colocá-lo no mercado. Temos como exemplo a própria Apple com o lançamento dos novos modelos de IPHONE. Isso porque eles vão testando o interesse das pessoas, vão jogando na mídia, assim no momento que o produto é lançado, o mercado já estar aquecido e milhares de pessoas estão loucas para comprar aquela novidade.
O mesmo aconteceu com Bolsonaro. Ele não começou a fazer campanha a dois, três meses atrás. A Globo e outros veículos de comunicação começaram a querer justificar as pesquisas fraudadas que eles mesmos divulgavam, falando que o Bolsonaro foi uma surpresa, porque ele estava com 28% nas pesquisas três dias antes e no dia da pesquisa de boca de urna ele subiu para 45% e acabou ganhando o 1° turno com 46%.
Crie redes
Bolsonaro como eu falei não começou a fazer campanha meses antes, ele já fazia a pelo menos 4 anos e isso é um ponto muito importante. Quando você não tem dinheiro para investir, não tem apoio dos grandes canais, você precisa construir seus próprios canais e foi isso que ele fez ao longo de 4 anos, viajando pelo mundo, fazendo entrevistas, gerando polêmicas, memes, atraindo pessoas nas suas redes sociais. Bolsonaro junto com sua família gerenciava diversos grupos em seu whatsapp atraindo cada vez mais pessoas.
O teu facebook, teu twitter, teu instagram, linkedin, canal do youtube, suas redes de whatsapp, tudo isso são canais e quanto mais pessoas você agrega a esses canais, maior o seu poder de comunicação e quanto maior o seu poder de comunicação, menos você depende de outros veículos.
Além de todo esse planejamento que já estava sendo feito nesses 4 anos, houve também um relacionamento com o público e um engajamento muito grande e quando você faz esse trabalho, você tem um resultado orgânico.
Relacionamento é uma arma muito importante no marketing para qualquer tipo de negócio.
Presença digital
Faça um mix de mídias dentro é claro de onde o seu público alvo está presente, mas é importante que você esteja presente em um máximo de lugares que puder, porque as pessoas usam e consomem mídias diferentes. Então quando você faz esse mix, você aumenta a probabilidade da sua mensagem chegar a um número muito maior de pessoas.
Mídia espontânea
Toda vez que você gera polêmica ou toca em um assunto polêmico você acaba aparecendo mais. Tudo que tentaram usar contra o Bolsonaro jogando na mídia, gerava visibilidade para o nome dele.
Ah, mas como eu uso nos meus negócios?
Existe uma ferramenta gratuita no Google chamada Google Trends onde você pode consultar os assuntos mais procurados e procurar produzir conteúdos relacionados a esses temas. É lógico que quando se fala de mídia espontânea você pode usar isso de diversas formas, mas fazendo desse jeitinho que falamos você já vai notar a diferença.
Quem era Bolsonaro até começar a aparecer nas mídias? Você pode ser muito bom no que faz, mas não adianta todo esse conhecimento estar preso na sua mente ou dentro da sua empresa. Uma das melhores coisas que você pode fazer é gerar conteúdos. Podem ser nas redes sociais através de artigos, vídeos, mas tudo bem se seus vídeos não viralizarem com os do Bolsonaro, mas com certeza um número muito maior de pessoas vai conhecer você e a sua empresa
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo que fizemos com tanto carinho para você!
Se tiver dúvidas sobre como aplicar tudo isso nos seus negócios, nos procure. Basta acessar as redes abaixo:
http://bit.ly/Instagramagencia
Sensacional esse artigo, se todos tivessem essa percepção e aplicassem em seus empreendimentos, falo isso sem medo de errar, alcançariam com certeza o sucesso. Parabéns pelo artigo! Muito bem redigido.