Conhecer seu público-alvo vai fazer toda a diferença
Definindo em poucas palavras, público-alvo nada mais é do que a pessoa que você quer alcançar e que se identifica com o produto ou serviço que você oferece. Se você entender isso e aplicar bem esse conceito no seu negócio, suas ações de marketing, assim como as vendas da sua empresa vão melhorar bruscamente.
Foco é tudo!
Você com certeza já ouviu falar que não da para “abraçar o mundo” e ao longo desse artigo você vai perceber que isso nunca fez tanto sentido. Para garantir que você não cometerá esse erro resolvemos esclarecer a definição de público-alvo.
Lembre que existem bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo e a quantidade de conteúdos que circulam atualmente, causa uma sobrecarga na mente do consumidor que cada vez menos absorve tanta informação.
Como fazer para alcançar o seu persona com toda essa movimentação? Não se preocupe se essa palavra parecer estranha a você. Escrevemos um artigo dando mais detalhes, então é só clicar aqui e depois voltar para continuar a leitura beleza?
Para exemplificar o quem é o seu público-alvo, vamos supor que você tenha um salão de beleza com foco no público feminino. Será que os serviços que você oferece são para todos os tipos de mulheres? Seu público tem uma média de idade? A campanha que pretende lançar junto ao marketing seria para mulheres com cabelo liso, enrolado, crespo ou até mesmo com problema de crescimento?
Observe que se continuarmos pensando, o seu público vai ficar cada vez mais segmentado, mais específico. Desse jeito sua estratégia de marketing será mais focada, mais econômica e trará resultados muito melhores para o seu negócio. Ah, isso se encaixa em qualquer tipo de negócio! É só usar o exemplo dentro do segmento que você atua.
Quem não sabe onde quer chegar, tenta qualquer caminho…
Saber quem é seu público alvo dará uma direção as melhores estratégias a serem adotas para alcançar quem de fato é importante para você e que está mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que oferece.
Para determinar esse perfil, você vai precisar de muita pesquisa, envolvendo vários fatores como comportamento de compra, hábitos de consumo, dados demográficos, classe social, preferências, dentre outras possibilidades.
Quanto maior for o número de informações, completo e verdadeiro o perfil estabelecido, maior a chance de você ter um bom relacionamento com seu cliente e isso faz seu público comprar mais de você.
Se mesmo depois de ler isso tudo você ainda não achar que é importante definir seu público-alvo, ai vai minha última cartada hehehe!
Você ofereceria uma moto Kawasaki a um garoto de 14 anos? Ou um brinquedo a um empresário? Ou até mesmo como citamos, oferecer um produto feminino a qualquer tipo de mulher, sem critério algum? Sem a definição do seu público você está sujeito a todos esses riscos.
O perfil do consumidor é cada dia mais específico, com muitos nichos e necessidades especiais. Por isso levar em consideração todos os fatores para escolher com precisão o seu público é tão fundamental para o teu sucesso.
Uma vez definidas as características do seu persona, você estará segmentando o seu público e conseguirá traças estratégias mais específicas. Mas fica tranquilo, porque separamos especialmente para você um ebook te ensinando como definir o público-alvo da sua empresa. Basta clicar aqui para receber no seu email.