Qual o persona para salões de beleza?
Para início de conversa, o que é persona?
Assim como em qualquer segmento, saiba que para salões de beleza, também é importante a definição de um persona, mas você sabe o que isso significa?
Explicando de maneira informal, o Persona é uma representação fictícia do que você define como seu cliente ideal e se você está interessado em investir em estratégias de marketing que realmente atraiam mais clientes, é bom começar a entender o que é, e como criar esse tal “Persona”, assim você vai melhorar sua comunicação com os clientes e gerar maior engajamento.
Sei que você está muito empolgado(a) para trabalhar suas estratégias de marketing para o seu salão de beleza, mas antes de começar a investir tempo e dinheiro, você precisa saber com quem você deseja se comunicar. Você precisa ter certeza de que o conteúdo que você produziu com tanto carinho e dedicação atraia as pessoas certas, mas como fazer isso se você não conhecer bem o perfil delas?
A partir do momento em que você tem em mãos as informações necessárias sobre essas personas, poderá começar a elaborar estratégias para segmentá-las e atraí-las para o seu salão.
Compreenda a diferença entre público-alvo e persona?
Quando falamos de Público-alvo nos referimos a uma parcela maior de pessoas dentro de um nicho de mercado, ao qual estudamos para identificar qual parcela pode vir a se tornar um consumidor dos seus produtos ou serviços.
Já no caso das personas, elas podem ser criadas a partir do seu público-alvo, mas, nesse caso, o que deve ser levado em consideração são fatores como personalidade.
Para construí-las é preciso buscar aprofundar sobre suas principais características individuais, saber quais são suas necessidades, desejos, convívio com os demais, o que gostam ou não, ou seja, é feito um “raio x” sobre a pessoa para descobrir tudo sobre ela. Dessa forma, você saberá o que seu cliente ideal precisa e como chegar até ele usando estratégias mais eficientes.
Veja na prática como seria
Imagine que o público-alvo para o seu salão de beleza sejam homens, mulheres ou adolescentes de classe média que gostam de cuidar da beleza, manter um estilo mais moderno e buscam por salões mais próximos do trabalho ou de casa. Se quiser segmentar mais, o foco maior pode ser no público feminino, que geralmente gasta mais com a beleza do que os homens.
Exemplo de persona: Nathália, empresária de 27 anos, carioca, adora tratar dos cabelos e acompanha as novas tendências. Mantém um estilo e frequenta o salão toda semana para fazer as unhas e maquiagem.
Como construir personas para salões de beleza?
Para definir sua persona, faça entrevistas e pesquisas aprofundadas sobre o perfil dos seus clientes ideiais, elaborando perguntas de acordo com os serviços que seu salão de beleza oferece.
Procure conhecer personalidade, frequência ao salão, qual seu nível de instrução e poder aquisitivo, profissão, gostos, principais objetivos, quais são seus problemas, etc.
Após coleta desses dados, você já pode criar o perfil da sua persona e fazer uma lista com estratégias para atender às necessidades dela de maneira mais eficiente.
Como você pode ver, montar personas para seu salão será uma tarefa que tomará um certo tempo, então é recomendável contar com o auxilio de uma agência de publicidade especializada, mas esse é um trabalho necessário se você quer atrair mais clientes e aumentar seu faturamento.